segunda-feira, novembro 12, 2007

Super mãe, finalmente, aciona o detonador

Pré-feriado, 6 de setembro. Ele havia prometido ir a um show com ela, uma semana antes. Ela liga no final da manhã para confirmar o horário e ele disse que não sabia do que ela estava falando.
---
No meio da tarde, ele telefona e ela não quer falar.
---
Onze da noite, a super mãe telefona. Conta que conversou com o filho no jantar, e ele foi muito claro: achou uma delícia Tetê ter esfriado com ele. Era tudo o que ele precisava, pois não agüentava mais a insistência dela.
---
Tetê virou um bicho. Disse o diabo para a super mãe e tentou o celular dele. Ele não atendeu. Nem no dia seguinte, nem no outro, nem no outro, nem no outro. Até o dia 10 de setembro "mamãe" ligava tentando consertar tudo, dizendo que Tetê estava entendendo errado. A cada ligação, Tetê ficava mais enfurecida. No dia 11, ele atendeu o celular, meigamente. Tetê juntou todas as frustrações acumuladas em dois anos e a última informação da super-mãe. Aos berros, desencontrada, destemperada, sem pudor. Cuspiu todas as palavras e todos os palavrões, xingou a mãe e a décima quinta geração dele durante longos vinte minutos. E ele... nada! Só pedia para ela se manter calma! Como se tudo aquilo não fosse com ele!
---
No fundo, o que mais descontrolou Tetê não foi o fato de ficar sem ele ou a possibilidade de que ele pudesse cair fora (ele nunca caiu dentro!), mas o fato de ele ter dito que ela era insistente. Ela???!!! Que nunca perguntou, nunca cobrou, que não ligava nunca, que não pedia, que só se doava e só proporcionava os melhores jantares, os melhores vinhos e champagnes, os melhores programas!!!
---
Ao desligar o telefone, ela ainda lembra de ter dito que a mágoa maior foi segurar uma frase durante esses dois anos. Para afungentá-lo ainda mais, ela agora podia dizer sem ressalvas o que certamente o faria nunca mais andar pela mesma calçada que ela... Tetê, finalmente, disse eu te amo. Desligou e sentiu, nitidamente, que aquela dor demoraria muito para passar.

Nenhum comentário: