terça-feira, junho 03, 2008

Oran, Argélia: 1/8/36 - Paris, França: 1/6/08

Domingo frio. Cu-ri-ti-ba. Um balde alaranjado de pipoca assistia – pela 11ª vez, ao lado de Tetê – Camille Claudel. Beto Grude Gabbana que acabara que perder o último dentinho de leite (Sim! A Fadinha do Dente passou por ele!), briga com um pedaço de cenoura baby orgânica aos pés da cama.

Camille começa a enlouquecer e Tetê ouve o telefone tocando. Dá uma pausa no filme para ouvir uma notícia catastrófica, na voz de uma perua inconsolável: YSL morreu. Tetê levanta e vai até a porta da geladeira, onde mantém um grande cartaz com a frase: A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui. Assina: Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent.

E agora que ele não está mais aqui? Quem vai vestir as mulheres do mundo que não estão nos braços dos homens que amam? E dentre essas mulheres, quem vai vestir Tetê? Ela não está mais nos braços do homem que ama, Camille não está mais nos braços de Rodin, Carrie não está mais nos braços de Mr. Big, Sabina Spielrein não está mais nos braços de Jung, Ethel Michanowski não está mais nos braços de Einstein, Marilyn Monroe não está mais nos braços de Kennedy, Frida não está mais nos braços de Diego... e ele morre! Como assim, YSL morre???

Desde 62 – quando largou Christian Dior – as três letrinhas são sinônimos de conforto espiritual pleno para todas as mulheres. Responsável pela nossa comodidade, nos deixou trabalhar e badalar com calças compridas. Quer dizer, com o insubstituível smoking feminino, chiquérrimo, imortal, meigo. Todas nós, sem exceção (lógico... tirando as punks, funks, rocks e afins) temos uma linha divisória: antes e depois do "Le Smoking". E nada mudará isso.

Das passarelas até o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, YSL nos vestiu, nos mimou, nos ninou em braços imaginários. Perfumadas e amadas. Enlaçadas, chorosas, charmosas, saudosas. Em 2002 ele quase nos mata de susto, anunciando sua aposentadoria e se retirando das passarelas. E agora, em 2008, ele nos mata verdadeiramente.

Tetê e todas as amigas fizeram do resto do domingo um dia de homenagens silenciosas. Tetê largou a pipoca e Camille Claudel e se conformou em dar a notícia para todos os nomes femininos da agenda. Até o Beto largou a cenoura baby orgânica dele para se solidarizar com o espírito abaladíssimo de Tetê.

A verdade nua e crua é que ele se foi para sempre. Além do "Le Smoking" e das peças publicitárias polêmicas nas quais ele próprio era o modelo (nu), ele deixa dois tipos de medos no ar: 1º - Valentino também já anunciou sua aposentadoria.... 2º - Tetê não tem mais o consolo básico por não estar nos braços do homem que ama, o que significa uma nova temporada de caça, lógico. Porque nua, ela não pode ficar... não por muito tempo... não agora, sem YSL...

9 comentários:

Anônimo disse...

Estamos sim, todas nós, desoladas. Você acha possível, Tetê, nos unirmos para a nova temporada de caça? Sem o YSL e sem os braços másculos de nossos homens amados, não sobreviveremos muito tempo. Marcamos pra quando o início da temporada? Podemos sair do Rio ou de N.Y.? Ah... porque sair de Curitiba não tem charme, né?
Beijos, antes de eu passar o creminho básico YSL antes de dormir...

Tetê disse...

Ai, ai... também acho que sair de Curitiba é muuuuuito triste! Acho que podemos fazer o seguinte: vamos até o Rio, ficamos lá umas duas semanas nos preparando e depois seguimos para Nova Iorque! Assim fica perfeito! Do Baixo Leblon para a 5ª Avenida! Deslumbrantes caçadoras...
Beijíssimos

Anônimo disse...

Something like "La nave va"???

Anônimo disse...

Ahhh esqueci de dizer mais uma coincidência rsrsrs vc é Tetê e meu apelido é Tata kkkkkk tenho desde muito jovenzinha TATA kkk e TETE kkkkkkkkk

Tetê disse...

Uauuuuu! Fellini??? Um lindo navio carregado de gente chique, inteligente, intelectual??? Fechado. Já topei... e a maior vantagem é não se preocupar tanto com o excesso de bagagem, não? Podemos levar vários baús Louis Vuitton para não amassar as roupinhas. E podemos fazer desfiles todas as noites, seguidos de saraus literários. E ainda chegaremos bronzeadas em N.Y, pegando uma piscina básica todos os dias. Pra que mais?
Beijos a todas as navegantes contemporâneas.

Tetê disse...

Oi sócia Tata - agora menos desconhecida do que na outra postagem, mas ainda assim uma incógnita!
Reforço o conselho anterior: será que não dá tempo mesmo de você provar o tal moço??? Se ele já se acostumou com a letra "T" repetida, tô achando meio caminho andado... e lembre que tem Sedex 10 para o manual de instruções!
Beijos e mais beijos

Anônimo disse...

Querida!!!
Acho que sem chances Tetê ... já desisti, um ano tentando é mto tempo!!! Mas o carinho e admiração por ELE ficará sempre guardado em meu coração, torço muito pelo trabalho DELE e que faça muito... muito muito sucesso!!!
Existem várias formas de gostar de alguém e essa é uma delas, gostar sem nada querer em troca, apenas gostar ... e desejar que essa pessoa encontre a felicidade que merece. Merece e mto!
Obrigada pelo manual kkkkk mas acho que não se faz mais necessário . Booooba!!!! kkkkk
Beijo tenha uma ótima semana!!!

Tetê disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tetê disse...

É sócia, um ano é tempo pra caramba, né? Eu sou adepta do instantâneo: acho que quando rola, rola na hora, no primeiro olhar, na primeira "analisada". As vezes é bom dar uma forçada, mas tem que ser no início mesmo. Depois, com a convivência, a gente vai perdendo a coragem. O que determina isso é nossa infalível intuição feminina: quando o sinalzinho vermelho acende a gente já sai correndo. Agora... quando o sinalzinho ainda está no amarelo... ui... ninguém segura! Seu semáforo está como??? Em arco-íris???
Beijos