quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O primeiro dia de aula

Tetê se inscreveu num curso livre de Física. Ela adooooora essas coisas. E adooooora principalmente os homens que mexem com essas coisas.
---
Comprou caderninho, canetinha colorida e foi encarar o primeiro dia de aula, com o primeiro professor. Que, diga-se de passagem, era um charme...
---
Além de charmoso, era um pé no saco. Metido. Nojento. Começou a aula com uma preleção sobre as dificuldades de sua matéria – Teorias e Modelos em Física. Disse que da turma de 45 alunos, somente dois ou três terminariam o curso: a grande maioria desistiria assim que chegasse ao final do primeiro mês, pois a matéria era dificílima e poucos eleitos entenderiam os conceitos avançados que ele ministrava. Era sempre assim, dizia ele.
---
Depois do discurso babaca, distribuiu uma apostila e pediu que todos abrissem no primeiro capítulo: Conceitos em Holografia. Lamentavelmente, Tetê sabia muuuito sobre holografia pois o cientista era apaixonado pelo tema e os dois viravam noites conversando sobre as aplicações práticas dos hologramas.
---
Enquanto o professor charmoso andava pela sala soltando ameaças, ela pegou a canetinha colorida e grifou vários itens do capítulo. Estava tão entretida na tarefa que não notou o silêncio que se formou, e de repente, ao ver uma sombra ao seu lado, deu de cara com o professor parado, de braços cruzados, olhando para ela de forma misteriosa. Ela parou de grifar, olhou para ele assustada enquanto a turma inteira nem respirava.
---
De uma forma absolutamente grosseira e com uma voz de trovão, ele soltou a pérola:
- Eu avisei que pouquíssimas pessoas agüentariam a matéria. Essa aqui por exemplo (apontando para Tetê) já começou a sublinhar tudo o que não entende logo no primeiro capítulo.
---
A resposta da Tetê foi calma, sincera e tão charmosa quanto ele:
- Você está enganado, professor. Me desculpe, mas estou sublinhando tudo o que está errado em sua apostila.
---
O teacher ficou roxo e deu por encerrada a aula. Todo mundo foi saindo em silêncio absoluto, pisando em ovos, enquanto Tetê guardava seu caderninho e sua canetinha colorida. Quanto ela levantou ele sentenciou:
- Você fica.
---
Tetê, obediente e dedicada à ciência, ficou. Ficou um ano e meio, aliás... mesmo tendo desistido do curso babaca na primeira semana...


Nenhum comentário: